top of page

SUSPENSÃO

A suspensão, é um sistema presente em veículos que é responsável por absover as 

irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão. O sistema de suspensão absorve, por meio 

dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do 

automóvel.

 

1-) Junta Homocinética Fixa:

Transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Verificar caso apareçam

ruídos(click-click) em curvas com o veículo tracionando. A junta danificada

pode ocasionar a parada do veículo. 

 

2-)Coifa:

Protege a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra agentes externos 

(água, areia, terra). Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras 

soltas, permitem a contaminação do lubrificantes e comprometem a durabilidade do 

conjunto homocinético. 

 

3-) Junta Homocinética deslizante:

Transmite torque e permite o movimento axial do eixo homocinético. Verificar caso apareçam

ruídos(clanck-clanck) em retas com o veículo em aceleração e 

desaceleração. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.

 

4-) Batente:

Protege o amortecedor do final do curso, reduzindo o batimento na mola. Verificar quando 

executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão.

 

5-) Amortecedor:

Garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar 

teste a cada 5.000km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver 

atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a 

durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais componentes 

da suspensão. 

 

6-) Pivô:

Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto da suspensão. Verificar a cada

 5.000km ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem

sua durabilidade e funcionamento. se travar pode quebrar a danificar todo o veículo. 

 

7-) Terminal de Direção:

Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas. Verificação a cada 5.000Km. 

Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do 

veículo. 

 

8-) Tirante:

Liga o braço inferior da suspensão à estrutura do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão. Se danificado compromete a segurança do veículo.

 

9-) Bucha da Suspensão:

Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Quando danificada gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão. Verificar a cada 5.000 km. 

 

10-) Terminal Axial:

Liga a caixa de direção à barra de direção. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo. 

 

11-) Eixo Interconector:

Liga as juntas homocinéticas fixa e deslizante. Verificar sempre que inspecionar as homocinéticas. Se estiver desalinhado, irá gerar vibrações no veículo que 

não são removidas 

pelo balanceamento e, quebrado, o veículo perde toda a tração. 

 

12-) Tirante da Barra estabilizadora:

Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. 

Quando danificado não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo. Verificar a cada 5.000 km. 

 

13-) Coxim Superior do Amortecedor:

alivia o impaco na região de apoio do amortecedor em relação à carroceria do veículo. Pode gerar ruídos, por isto, verificar a cada 5.000km. 

 

14-) Mola Helicoidal:

Garantem a sustentação do veículo e ajudam a absorver impacto. Se os elos estiverem marcados, isto mostra fadiga na mola interferindo no alinhamento 

de direção. Verificar sempre que executar alinhamento de direção a cada 5.000km. 

 

Tamura Amortecedores
bottom of page